Seat Edition
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Seat Edition

Bem vindo ao Seat Edition o TEU fórum!Este fórum foi criado com intuito de juntar todos os/as amantes de automóveis da marca SEAT!Para acesso total ao fórum basta registar e fazer apresentação!
 
InícioInicioÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 [Segurança] Suspensão Automóvel

Ir para baixo 
AutorMensagem
BobJoint
Novato
Novato
BobJoint


Mensagens : 95
Data de inscrição : 28/09/2010
Idade : 42
Localização : Brr, V.A. BxB

[Segurança] Suspensão Automóvel Empty
MensagemAssunto: [Segurança] Suspensão Automóvel   [Segurança] Suspensão Automóvel Icon_minitimeDom Out 10, 2010 4:16 pm

A Suspensão

O sistema de suspensão tem uma função importantíssima no automóvel. É ela que absorve por meio dos seus componentes todas as irregularidades do solo e não permite que as irregularidades do piso cheguem ao condutor e passageiros. Também é responsável pela estabilidade do automóvel.

Sem as molas e os amortecedores que permitem a movimentação controlado do sistema, o desconforto seria muito grande, principalmente em pisos irregulares. Isso sem falar na vida útil do veículo, que diminuiria muito com os fortes impactos sofridos.

Os principais componentes do sistema de suspensão são:

Molas e Amortecedores
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Molas e amortecedores trabalham em conjunto. A mola absorve os impactos sofridos pelas rodas e os amortecedores seguram a sua distensão brusca, evitando oscilações no veículo.

Barras Estabilizadoras
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Estas barras ajudam a manter o carro nivelado enquanto curva, reduzindo o adornar da carroçaria. Estas barras unem o lado esquerdo da suspensão ao lado direito. Durante uma curva, quando as rodas exteriores são empurradas para cima, a barra transfere uma parte desse movimento para a suspensão do lado interior da curva, mantendo o carro mais nivelado.

Casquilhos
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Os casquilhos de suspensão são aplicados em todos os pontos de união entre o chassis e todos os componentes móveis da suspensão de um automóvel. São aplicados de forma a criar uma barreira que absorva os ruídos e vibrações entre o automóvel e a estrada.

Em Funcionamento
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
As rodas movem-se facilmente para cima e para baixo, porém, graças ás molas e aos amortecedores, os ocupantes do automóvel não sentem esses movimentos.

Manutenção
Os amortecedores em mau estado aceleram o desgaste dos elementos mecânicos do veículo: molas de suspensão, órgãos de direcção, cardans, diferencial, pneus, elementos de borracha da suspensão, rolamentos das rodas e rotulas.
Uma intervenção rápida e atempada evita que agrave a factura do arranjo.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Os amortecedores são de uma importância fulcral para a maneabilidade do seu veículo. Ao controlar o movimento das molas e da suspensão, os amortecedores absorvem as irregularidades do piso e mantêm uma pressão homogénea sobre os pneus. Como resultado, contribuem para uma boa aderência dos pneus à estrada, garantindo uma maior segurança nas curvas e a direccionalidade do veículo durante a viagem.

Os amortecedores deteriorados afectam seriamente o controlo do veículo, dificultando a sua direccionalidade e travagem. A distância de travagem de um veículo com amortecedores 50% deteriorados, que circule a 50 km/h, pode aumentar o equivalente a metade do comprimento do veículo – uma distância que poderá representar a diferença entre evitar um acidente e ter um acidente.

Em piso molhado, por melhores que sejam os travões, se os amortecedores estiverem em mau estado, o seu veículo entrará mais facilmente em hidroplanagem, literalmente deslizando sobre a estrada, sem controlo, mesmo em situações que geralmente não são perigosas.

Os amortecedores deteriorados podem também afectar outros componentes do veículo. Se passar por cima de uma elevação ou depressão do piso invulgarmente grande, corre o risco de danificar o subchassis. Os pneus e travões, entre outros componentes, também se desgastam mais rapidamente, podendo, por sua vez, causar o desgaste excessivo dos rolamentos das rodas, componentes da direcção, apoios do motor e veios de transmissão, o que se traduz em reparações mais dispendiosas, que poderiam ser evitadas.

Porém, como a deterioração dos amortecedores é gradual, é muito difícil de detectá-la, e quando der por isso poderá ser já demasiado tarde. Normalmente, os amortecedores deterioram-se ao mesmo tempo, por isso devem ser substituídos aos pares.

Quando deverá inspeccionar os seus amortecedores? Alguns sinais comuns que indicam problemas de amortecedores:
-Ouve ou sente uma batida súbita, mesmo quando passa sobre pequenas elevações ou depressões do piso.
-O veículo oscila nas curvas.
-O veículo parece demorar mais tempo a parar.
-A dianteira do veículo oscila quando trava a fundo.


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Como Verificar os Amortecedores

Procedimento não recomendável: Testar com a mão
Testar um amortecedor por esticamento e compressão não é possível, pois as forças e as velocidades necessárias para este teste de segurança não podem ser atingidas manualmente. Este procedimento consegue apenas revelar amortecedores completamente inoperacionais.

Procedimento não recomendável: Testar por balanceamento
Neste caso, o veículo é empurrado manualmente para baixo num guarda-lamas e solto repentinamente, após o que a carroçaria oscila por uns momentos. A quantidade e a duração das oscilações não fornece, no entanto, nenhuma evidência sobre a capacidade de funcionamento do amortecedor.

Procedimento recomendável: Teste visual e comparação em movimento
Através do teste visual, podem ser detectadas perdas de óleo e danos mecânicos no amortecedor. Se as rodas saltitarem, é indicativo de uma actuação reduzida da força de amortecimento. O desgaste em forma de cavidade nos pneus, é consequência de rodas que saltitam. A comparação com um veículo do mesmo tipo mas com amortecedores novos, fornece, igualmente, informação preciosa sobre o estado dos amortecedores.

Procedimento extremamente recomendável: Testar com o aparelho de teste de choque
Este aparelho testa o veículo em poucos minutos e fornece dados sobre a vibração axial. Procede à comparação com os valores limite específicos do veículo, sendo um testemunho seguro sobre o estado dos amortecedores e suspensão.

Procedimento extremamente recomendável: Testar com a máquina de teste da força amortecedora
Trata-se de um teste do amortecedor em estado desmontado, que fornece a medida exacta das forças de tracção e compressão, em movimentos definidos, proporcionando a informação mais exacta sobre o estado do amortecedor. Raramente é realizado em oficinas devido ao alto custo deste equipamento de teste.


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Molas Helicoidais

A substituição das molas helicoidais reveste-se da máxima importância, pois estas suportam o peso do veículo e absorvem as irregularidades do piso. Aumentam a vida útil do amortecedor e outros componentes da suspensão, incluindo os pneus.

Porquê mudar as molas

- Para devolver ao veículo o correcto nivelamento da carroçaria.
- Para manter os pneus em contacto com a estrada.
- Para incrementar a segurança na condução.
- Para melhorar o alinhamento das rodas.
- Para poupar, incrementando a vida útil dos amortecedores.

Quando devemos mudar as Molas?

- Quando se partem – Substituir sempre aos pares
- Quando manifestam fadiga - Substituir sempre aos pares.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
 
[Segurança] Suspensão Automóvel
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Seat Edition :: Diversos :: Tipos de condução info :: Segurança activa/passiva-
Ir para: