BobJoint Novato
Mensagens : 95 Data de inscrição : 28/09/2010 Idade : 42 Localização : Brr, V.A. BxB
| Assunto: [Auto] Tudo Sobre Bombas de Água Dom Out 10, 2010 3:40 pm | |
| Tipos de Montagem da Bomba de Água
A montagem da bomba de água no bloco obedece a um de dois padrões utilizados.
O transporte do calor do motor até ao exterior é feito pelo circuito de refrigeração com o auxílio da bomba de água, cuja montagem no bloco obedece a um de dois padrões actualmente utilizados.
A função do circuito de refrigeração é transportar o calor que sobra do motor até ao exterior, e a bomba de água permite a circulação do líquido pelo circuito de refrigeração.
O sistema bloco motor / circuito de refrigeração está desenhado com o objectivo de manter um equilíbrio térmico no motor, garantindo condições de funcionamento optimizadas: combustão completa, rendimento elevado, ausência de poluição, lubrificação satisfatória, vida útil protegida das peças mecânicas.
No instante da explosão, a temperatura dos cilindros está próxima dos 2000º C, superior à do ponto de fusão dos materiais circundantes. Se se não se dispusesse de um energético sistema de refrigeração, estes fundiam-se. Em geral, uma bomba de água é composta de, no mínimo, cinco componentes: polia, carcaça, rolamento, tampa, turbina, montados entre si, mais uma junta vedante.
Existem dois tipos de montagem da bomba de água: 1 - A bomba de água forma parte dos equipamentos movidos pela correia Multi-V ; 2 - A bomba de água é accionada directamente pela correia de distribuição. Em ambos os casos, para substituir a bomba de água, é preciso tirar a correia de distribuição ou a correia Multi-V. Para maior fiabilidade, deve efectuar-se sempre a troca da bomba de água ao mesmo tempo que a correia, rolamento intermédio e rolamento tensor. Desmontagem e Montagem de Bombas de Água
A substituição de uma bomba de água requer o cumprimento de determinadas etapas para que não se comprometa o bom funcionamento do motor.
Esvaziar o circuito de refrigeração. Verificar se o circuito está limpo e, em caso de necessidade, limpá-lo com detergentes especiais para eliminar os restos de óxido e sedimentos, fazendo funcionar a bomba antiga, nunca a nova. Retirar a bomba de água seguindo o método prescrito pelo construtor do veículo. Visualmente, verificar a hermeticidade do conjunto do circuito de refrigeração. Em caso de necessidade, mudar os tubos de borracha em mau estado. Limpar o alojamento onde irá ser instalada a nova bomba de água. Tirar a junta velha, limpar ambas as superfícies de contacto e assegurar que não estão com golpes ou arestas. Substituir todas as braçadeiras de aperto que intervêm na hermeticidade do circuito. Substituir o termostato e o termocontacto para garantir uma reparação de qualidade. Montar a bomba de água nova segundo o método que o construtor preconiza. NOTA: se se usar um selador, deixar consolidar o tempo indicado. Onde existe um ventilador automático, comprovar o estado dos rolamentos e o seu funcionamento (ver instruções do fabricante). AVISO: o mau funcionamento do ventilador automático pode provocar graves avarias na bomba de água devido ao excesso de vibrações. Verificar se a bomba de água gira livremente sem nenhum ponto de bloqueio. Verificar o estado das palas do ventilador. Um mau equilíbrio provoca graves avarias no rolamento da bomba. Aconselha-se montar uma correia nova (de distribuição ou multi-V) e a roldana tensionadora, quando se substitui a bomba de água, de modo a garantir a longevidade da reparação. Para esse fim, algumas marcas disponibiliza kits de substituição, que contêm uma bomba de água, uma correia e uma roldana tensionadora. Esticar as correias de accionamento respeitando a tensão recomendada. Para fazer uma purga eficaz do circuito de refrigeração, colocar o botão de aquecimento do habitáculo na posição “Inverno”. Encher o sistema com o líquido refrigerante recomendado. Quando o motor alcança a sua temperatura de funcionamento (ventilador em andamento), verificar a estanquecidade do circuito.
Precauções
Não juntar nunca o líquido de refrigeração com o motor quente. Esperar sempre pelo menos uma hora depois de desligar o motor, já que a chegada de líquido frio ao motor quente pode provocar uma choque térmico e causar a ruptura do aro primário da junta mecânica; Não pôr nunca o motor em funcionamento sem líquido de refrigeração, mesmo durante pequenos períodos de tempo, já que há o risco de provocar um sobreaquecimento da junta mecânica e causar o seu deterioramento; Ao começar a funcionar a bomba de água, pode dar-se uma pequena fuga de líquido pelo orifício de drenagem da mesma. Este fenómeno, juntamente com as condições de início de funcionamento da junta mecânica, é normal e não indica nenhum problema com a bomba de água. Guia de Diagnóstico e Prevenção de Avarias de Bombas de Água
Detectar o tipo de defeito de uma bomba de água, a respectiva causa e accionar a acção preventiva, pode evitar futuras avarias. SITUAÇÃO A: Tipo de defeito
Oxidação ou depósitos calcários nas partes do corpo da bomba de água que estão em contacto com o líquido de refrigeração. Causa Sujidade no circuito de refrigeração. Acção preventiva Utilize o líquido de refrigeração recomendado. Nunca utilize água. Limpar o circuito de refrigeração antes de retirar a bomba antiga e encher o circuito com o novo líquido refrigerante. [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]SITUAÇÃO B: Tipo de defeito Rotura do anel primário após um período longo de funcionamento. Causa Choque térmico. Acção preventiva
Verificar ou substituir o termóstato. Limpar o circuito de refrigeração. [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]SITUAÇÃO C: Tipo de defeito A superfície interna da bomba que está em contacto com o líquido refrigerante apresenta uma cor negra, roxa, verde ou azul. Causa Utilização de um líquido refrigerante inadequado, ou não se limpou o circuito de refrigeração antes de se instalar a nova bomba de água. Também pode ser devido a uma reacção electroquímica. Acção preventiva Utilizar um líquido refrigerante adequado. Limpar o circuito de refrigeração antes de substituir a bomba de água. [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]SITUAÇÃO D: Tipo de defeito Fugas: danos no revestimento da roleta. Causa Aumento da temperatura. Acção preventiva Verificar ou substituir o termostato. Verificar ou substituir o termocontacto. Limpar o circuito de refrigeração. [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] | |
|