Seat Edition
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Seat Edition

Bem vindo ao Seat Edition o TEU fórum!Este fórum foi criado com intuito de juntar todos os/as amantes de automóveis da marca SEAT!Para acesso total ao fórum basta registar e fazer apresentação!
 
InícioInicioÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 1.4TDi fica sem turbo

Ir para baixo 
5 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
rasilva
Novato
Novato
rasilva


Mensagens : 103
Data de inscrição : 15/04/2011
Idade : 33
Localização : Gondomar

1.4TDi fica sem turbo Empty
MensagemAssunto: 1.4TDi fica sem turbo   1.4TDi fica sem turbo Icon_minitimeQua Jun 29, 2011 11:50 am

Boas, tenho um vw polo de 2004 com o motor 1.4TDi, por vezes AO subir em 4ª fico sem turbo por volta das 2250rpm,alguém sabe o que poderá ser ou alguma possivel resoluçao?
Ir para o topo Ir para baixo
Kinel
Bruto
Bruto
Kinel


Mensagens : 857
Data de inscrição : 01/06/2011
Idade : 38
Localização : Matosinhos

1.4TDi fica sem turbo Empty
MensagemAssunto: Re: 1.4TDi fica sem turbo   1.4TDi fica sem turbo Icon_minitimeQua Jun 29, 2011 6:14 pm

Podes ter problemas de MAF, alguma fuga nos tubos do IC " as abraçadeira dos tubos ainda são de origem???" ou pode ser avaria das válvulas da geometria do turbo, tenho uma 6K2 k estava da msm forma as 3500Rpm entrava em safe mode e desligava o turbo, no meu caso foi as válvulas de geometria...........Vai vendo e da noticias....
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/profile.php?id=100002147499799
TMR
Bruto do aço
Bruto do aço
TMR


Mensagens : 1417
Data de inscrição : 17/01/2011
Idade : 36
Localização : PORTO

1.4TDi fica sem turbo Empty
MensagemAssunto: Re: 1.4TDi fica sem turbo   1.4TDi fica sem turbo Icon_minitimeQua Jun 29, 2011 9:04 pm

Kinel escreveu:
Podes ter problemas de MAF, alguma fuga nos tubos do IC " as abraçadeira dos tubos ainda são de origem???" ou pode ser avaria das válvulas da geometria do turbo, tenho uma 6K2 k estava da msm forma as 3500Rpm entrava em safe mode e desligava o turbo, no meu caso foi as válvulas de geometria...........Vai vendo e da noticias....

Fuga nas tubagens nao deve de ser.. Ja tive as tubagens furadas e ele assobiava.. acho que esta hipotese podes descartar pork o turbo funcionava na mesma e kuando estivesse a encher ouvias um assobio era o ar a sair por ali e perdias pressao e nao desligava o turbo. em relaçao as outraas hipoteses nao me posso pronunciar
Ir para o topo Ir para baixo
Kinel
Bruto
Bruto
Kinel


Mensagens : 857
Data de inscrição : 01/06/2011
Idade : 38
Localização : Matosinhos

1.4TDi fica sem turbo Empty
MensagemAssunto: Re: 1.4TDi fica sem turbo   1.4TDi fica sem turbo Icon_minitimeQua Jun 29, 2011 10:58 pm

Tira uma foto ao motor e mete aki assim o ppl da dicas do k podes fazer ou não; tenho em ideia k o motor não muda mt do meu, o Glof 19 TDI e kuase igual pouco muda msm, com imagem a gente ate diz onde mexer, em tentativas sem grandes gastos....
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/profile.php?id=100002147499799
rasilva
Novato
Novato
rasilva


Mensagens : 103
Data de inscrição : 15/04/2011
Idade : 33
Localização : Gondomar

1.4TDi fica sem turbo Empty
MensagemAssunto: Re: 1.4TDi fica sem turbo   1.4TDi fica sem turbo Icon_minitimeQua Jun 29, 2011 11:20 pm

O que acho estranho é q n acontece sempre.So mesmo quando tenho uma subida mais ingreme.Levo a 3ª ate as 3000rpm mais ou menos, meto a quarta e la entra em safe
Ir para o topo Ir para baixo
Kinel
Bruto
Bruto
Kinel


Mensagens : 857
Data de inscrição : 01/06/2011
Idade : 38
Localização : Matosinhos

1.4TDi fica sem turbo Empty
MensagemAssunto: Re: 1.4TDi fica sem turbo   1.4TDi fica sem turbo Icon_minitimeQua Jun 29, 2011 11:25 pm

depois de subires basta desligares e ligares o carro e fica em ordem???? certo
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/profile.php?id=100002147499799
rasilva
Novato
Novato
rasilva


Mensagens : 103
Data de inscrição : 15/04/2011
Idade : 33
Localização : Gondomar

1.4TDi fica sem turbo Empty
MensagemAssunto: Re: 1.4TDi fica sem turbo   1.4TDi fica sem turbo Icon_minitimeQua Jun 29, 2011 11:25 pm

Kinel escreveu:
Tira uma foto ao motor e mete aki assim o ppl da dicas do k podes fazer ou não; tenho em ideia k o motor não muda mt do meu, o Glof 19 TDI e kuase igual pouco muda msm, com imagem a gente ate diz onde mexer, em tentativas sem grandes gastos....

Eu posso tirar foto ao motor..So n sei como tirar a tampa de motor Neutral
Ir para o topo Ir para baixo
rasilva
Novato
Novato
rasilva


Mensagens : 103
Data de inscrição : 15/04/2011
Idade : 33
Localização : Gondomar

1.4TDi fica sem turbo Empty
MensagemAssunto: Re: 1.4TDi fica sem turbo   1.4TDi fica sem turbo Icon_minitimeQua Jun 29, 2011 11:27 pm

Kinel escreveu:
depois de subires basta desligares e ligares o carro e fica em ordem???? certo

Exatamente..acontece isso mesmo.desligo e tudo ok
Ir para o topo Ir para baixo
Kinel
Bruto
Bruto
Kinel


Mensagens : 857
Data de inscrição : 01/06/2011
Idade : 38
Localização : Matosinhos

1.4TDi fica sem turbo Empty
MensagemAssunto: Re: 1.4TDi fica sem turbo   1.4TDi fica sem turbo Icon_minitimeQua Jun 29, 2011 11:29 pm

turbo de geometria variável certo?? sabes kuais são as Válvulas N14 e N75
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/profile.php?id=100002147499799
TMR
Bruto do aço
Bruto do aço
TMR


Mensagens : 1417
Data de inscrição : 17/01/2011
Idade : 36
Localização : PORTO

1.4TDi fica sem turbo Empty
MensagemAssunto: Re: 1.4TDi fica sem turbo   1.4TDi fica sem turbo Icon_minitimeQua Jun 29, 2011 11:33 pm

o meu tb acontecia isso em subidas. desligava e voltava a ligar e la tava no aço mas foi no primeiro ano k tive o karro e sinceramente nao me recordo o k era. mas nao era do turbo.... nao posso ajudar mas gostava de ir lendo noticias
Ir para o topo Ir para baixo
Kinel
Bruto
Bruto
Kinel


Mensagens : 857
Data de inscrição : 01/06/2011
Idade : 38
Localização : Matosinhos

1.4TDi fica sem turbo Empty
MensagemAssunto: Re: 1.4TDi fica sem turbo   1.4TDi fica sem turbo Icon_minitimeQua Jun 29, 2011 11:34 pm

Tens algo assim no carro certo???
[img]1.4TDi fica sem turbo Pict3126uc1 [/img]
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/profile.php?id=100002147499799
Kinel
Bruto
Bruto
Kinel


Mensagens : 857
Data de inscrição : 01/06/2011
Idade : 38
Localização : Matosinhos

1.4TDi fica sem turbo Empty
MensagemAssunto: Re: 1.4TDi fica sem turbo   1.4TDi fica sem turbo Icon_minitimeQua Jun 29, 2011 11:35 pm

estou a falar das válvulas pretas com tampas brancas...
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/profile.php?id=100002147499799
rasilva
Novato
Novato
rasilva


Mensagens : 103
Data de inscrição : 15/04/2011
Idade : 33
Localização : Gondomar

1.4TDi fica sem turbo Empty
MensagemAssunto: Re: 1.4TDi fica sem turbo   1.4TDi fica sem turbo Icon_minitimeQua Jun 29, 2011 11:39 pm

Kinel escreveu:
estou a falar das válvulas pretas com tampas brancas...

N sei pq nunca tirei a tampa q o motor tem..Vou tentar tirar a tampo e ver isso..Se tiver essas valvulas q deverei fazer?
Ir para o topo Ir para baixo
Kinel
Bruto
Bruto
Kinel


Mensagens : 857
Data de inscrição : 01/06/2011
Idade : 38
Localização : Matosinhos

1.4TDi fica sem turbo Empty
MensagemAssunto: Re: 1.4TDi fica sem turbo   1.4TDi fica sem turbo Icon_minitimeQua Jun 29, 2011 11:44 pm

da para veres se tem msm sem tirar a tampa do motos, msm assim para tirares a tampa deves ter três apertos no topo com tampas é simples tirar isso, kuanto as válvulas para testares se é dai troca uma com a outra mantendo as ligações na msm posição
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/profile.php?id=100002147499799
rasilva
Novato
Novato
rasilva


Mensagens : 103
Data de inscrição : 15/04/2011
Idade : 33
Localização : Gondomar

1.4TDi fica sem turbo Empty
MensagemAssunto: Re: 1.4TDi fica sem turbo   1.4TDi fica sem turbo Icon_minitimeQui Jun 30, 2011 12:09 am

Kinel escreveu:
da para veres se tem msm sem tirar a tampa do motos, msm assim para tirares a tampa deves ter três apertos no topo com tampas é simples tirar isso, kuanto as válvulas para testares se é dai troca uma com a outra mantendo as ligações na msm posição

Obrigado..amanha vou tentar ver isso e assim q o faça venho aqui dizer alguma coisa
Ir para o topo Ir para baixo
fabregas
Novo Bruto
Novo Bruto
fabregas


Mensagens : 636
Data de inscrição : 10/01/2011
Localização : Porto

1.4TDi fica sem turbo Empty
MensagemAssunto: Re: 1.4TDi fica sem turbo   1.4TDi fica sem turbo Icon_minitimeQui Jun 30, 2011 10:24 am

Esses polos trazem duas versões de turbos:
1.4 tdi 75cv - gt1444s (fixo)
1.4 tdi 90cv - vnt15 (geometria variavel)

Se o teu carro não tiver a N75 então é porque é de geometria fixa, se assim for aponto para a MAF estragada, quase de certeza. Experimenta desligar a fixa que está ligada a MAF e vai experimentar. A MAF está logo depois da caixa do filtro.
Ir para o topo Ir para baixo
TMR
Bruto do aço
Bruto do aço
TMR


Mensagens : 1417
Data de inscrição : 17/01/2011
Idade : 36
Localização : PORTO

1.4TDi fica sem turbo Empty
MensagemAssunto: Re: 1.4TDi fica sem turbo   1.4TDi fica sem turbo Icon_minitimeQui Jun 30, 2011 12:52 pm

O meu limpei o MAF com Bala e dps ar comprimido e até ver nao tive mais problemas.. ele cortava mas nao era numa mudança certa era numa x velocidade
Ir para o topo Ir para baixo
rasilva
Novato
Novato
rasilva


Mensagens : 103
Data de inscrição : 15/04/2011
Idade : 33
Localização : Gondomar

1.4TDi fica sem turbo Empty
MensagemAssunto: Re: 1.4TDi fica sem turbo   1.4TDi fica sem turbo Icon_minitimeQui Jun 30, 2011 10:44 pm

fabregas escreveu:
Esses polos trazem duas versões de turbos:
1.4 tdi 75cv - gt1444s (fixo)
1.4 tdi 90cv - vnt15 (geometria variavel)

Se o teu carro não tiver a N75 então é porque é de geometria fixa, se assim for aponto para a MAF estragada, quase de certeza. Experimenta desligar a fixa que está ligada a MAF e vai experimentar. A MAF está logo depois da caixa do filtro.

O polo é o de 75cv, vou tentar encontrar a maf e desligar a ver.
Ir para o topo Ir para baixo
rasilva
Novato
Novato
rasilva


Mensagens : 103
Data de inscrição : 15/04/2011
Idade : 33
Localização : Gondomar

1.4TDi fica sem turbo Empty
MensagemAssunto: Re: 1.4TDi fica sem turbo   1.4TDi fica sem turbo Icon_minitimeQui Jun 30, 2011 10:45 pm

TMR escreveu:
O meu limpei o MAF com Bala e dps ar comprimido e até ver nao tive mais problemas.. ele cortava mas nao era numa mudança certa era numa x velocidade

Ele n entra sempre em safe em 4ª, acontece de vez em quando apenas..Sendo a MAF, achas q saira caro?
Ir para o topo Ir para baixo
TMR
Bruto do aço
Bruto do aço
TMR


Mensagens : 1417
Data de inscrição : 17/01/2011
Idade : 36
Localização : PORTO

1.4TDi fica sem turbo Empty
MensagemAssunto: Re: 1.4TDi fica sem turbo   1.4TDi fica sem turbo Icon_minitimeQui Jun 30, 2011 11:41 pm

rasilva escreveu:
TMR escreveu:
O meu limpei o MAF com Bala e dps ar comprimido e até ver nao tive mais problemas.. ele cortava mas nao era numa mudança certa era numa x velocidade

Ele n entra sempre em safe em 4ª, acontece de vez em quando apenas..Sendo a MAF, achas q saira caro?

MAF conta na casa dos 200€
Se for isso diz e como nao tens nada a perder fazes assim. desmontas e tiras fora.. vais ver uma palheta metalica. pegas em WD40 ou se tiveres algo menos gordurento borrifa com akela palhinha k trazem dps pegas na pistola de ar e bufas bem akilo para limpar. voltas a montar e vais testar...
Eu fiz isso em 2007 ou 2008 e nunca mais tive problemas serio. na altura foi o meu tio que fez. pode ser lixos poeiras que podem estar a interferir e se assim for deves resolver o teu problema sem custos..... eu pensei que ia durar pouco mas ja passaram 3 anos e nunca trokei e ja tenho o carr desde 2006. foi dinheiro k poupei. caso nao desse que remedio tinha de comprar novo e colokar...
nada como testares e dares o teu feddback.. eu lebro de ir na autoestrada chegava a 110 e nao passava k nojo. metia uma abaixo e nao passava mesmo. desligava o carro em andamento e la dava.. uma vex em baiao numa subida fiz isso e dps o carro ainda em andament desligado nao pegava... lol...


diz se ajudei com a dica..
Ir para o topo Ir para baixo
rasilva
Novato
Novato
rasilva


Mensagens : 103
Data de inscrição : 15/04/2011
Idade : 33
Localização : Gondomar

1.4TDi fica sem turbo Empty
MensagemAssunto: Re: 1.4TDi fica sem turbo   1.4TDi fica sem turbo Icon_minitimeSex Jul 01, 2011 11:20 pm

TMR escreveu:
rasilva escreveu:
TMR escreveu:
O meu limpei o MAF com Bala e dps ar comprimido e até ver nao tive mais problemas.. ele cortava mas nao era numa mudança certa era numa x velocidade

Ele n entra sempre em safe em 4ª, acontece de vez em quando apenas..Sendo a MAF, achas q saira caro?

MAF conta na casa dos 200€
Se for isso diz e como nao tens nada a perder fazes assim. desmontas e tiras fora.. vais ver uma palheta metalica. pegas em WD40 ou se tiveres algo menos gordurento borrifa com akela palhinha k trazem dps pegas na pistola de ar e bufas bem akilo para limpar. voltas a montar e vais testar...
Eu fiz isso em 2007 ou 2008 e nunca mais tive problemas serio. na altura foi o meu tio que fez. pode ser lixos poeiras que podem estar a interferir e se assim for deves resolver o teu problema sem custos..... eu pensei que ia durar pouco mas ja passaram 3 anos e nunca trokei e ja tenho o carr desde 2006. foi dinheiro k poupei. caso nao desse que remedio tinha de comprar novo e colokar...
nada como testares e dares o teu feddback.. eu lebro de ir na autoestrada chegava a 110 e nao passava k nojo. metia uma abaixo e nao passava mesmo. desligava o carro em andamento e la dava.. uma vex em baiao numa subida fiz isso e dps o carro ainda em andament desligado nao pegava... lol...


diz se ajudei com a dica..

Obrigado pela dica, vou experimentar.Eu pelo menos em auto estrada ja fui ate as 170 esta semana sem problema, ainda ontem a subir a VCI na zona do dragão ia a 120 e sem problemas tambem, por isso acho muito estranho estranho entrar em safe de vez em quando :S acredito q sejam poeiras pq aqui na zona a estrada esta toda em obras e e so poeiras pelo ar e tudo mais..
Ir para o topo Ir para baixo
TMR
Bruto do aço
Bruto do aço
TMR


Mensagens : 1417
Data de inscrição : 17/01/2011
Idade : 36
Localização : PORTO

1.4TDi fica sem turbo Empty
MensagemAssunto: Re: 1.4TDi fica sem turbo   1.4TDi fica sem turbo Icon_minitimeSáb Jul 02, 2011 12:18 am

rasilva escreveu:
TMR escreveu:
rasilva escreveu:
TMR escreveu:
O meu limpei o MAF com Bala e dps ar comprimido e até ver nao tive mais problemas.. ele cortava mas nao era numa mudança certa era numa x velocidade

Ele n entra sempre em safe em 4ª, acontece de vez em quando apenas..Sendo a MAF, achas q saira caro?

MAF conta na casa dos 200€
Se for isso diz e como nao tens nada a perder fazes assim. desmontas e tiras fora.. vais ver uma palheta metalica. pegas em WD40 ou se tiveres algo menos gordurento borrifa com akela palhinha k trazem dps pegas na pistola de ar e bufas bem akilo para limpar. voltas a montar e vais testar...
Eu fiz isso em 2007 ou 2008 e nunca mais tive problemas serio. na altura foi o meu tio que fez. pode ser lixos poeiras que podem estar a interferir e se assim for deves resolver o teu problema sem custos..... eu pensei que ia durar pouco mas ja passaram 3 anos e nunca trokei e ja tenho o carr desde 2006. foi dinheiro k poupei. caso nao desse que remedio tinha de comprar novo e colokar...
nada como testares e dares o teu feddback.. eu lebro de ir na autoestrada chegava a 110 e nao passava k nojo. metia uma abaixo e nao passava mesmo. desligava o carro em andamento e la dava.. uma vex em baiao numa subida fiz isso e dps o carro ainda em andament desligado nao pegava... lol...


tenta e da o teu feedback.
Eu ja estava a contar com o tombo, quando fui ao meu tio mas dps ele nao disse nada desligou akilo e tirou fora e fez o que te disse e disse se voltar ao mesmo tens de gastar dinheiro. felismente até hoje nada...
LOUREIRO & JACINTO MOTORSPORT é o nome da oficina. eles mudaram a cerca de duas semanas de instalações
O site nao tem mesmo nada e a morada esta desactualizada http://loureiroejacinto.com http://www.loureiroejacinto.pt.vu/

http://www.ttverde.com/noticias/128-outrosmotores/3428-rampa-da-falperra-desafio-unico

http://www.maismotores.com/index.php?option=com_content&view=article&id=1219:andre-regueirodiogo-gama-rocha-vence-trofeu-em-braga&catid=53:desafio-unico&Itemid=171

http://peducassi.blogspot.com/2010_11_01_archive.html

neste uktimo artigo ainda me lembro da chegada no leon e da partida do hyundai. ainda trokei a baket na faculdade do hyundai pork o carro ja tava vendido
o Nuno Baptista já nao faz parte da equipa de preparaçao ou melhor a equipa de preparaçao ja nao prepara o leon... é assim kualker coisa...

diz se ajudei com a dica..

Obrigado pela dica, vou experimentar.Eu pelo menos em auto estrada ja fui ate as 170 esta semana sem problema, ainda ontem a subir a VCI na zona do dragão ia a 120 e sem problemas tambem, por isso acho muito estranho estranho entrar em safe de vez em quando :S acredito q sejam poeiras pq aqui na zona a estrada esta toda em obras e e so poeiras pelo ar e tudo mais..
Ir para o topo Ir para baixo
rasilva
Novato
Novato
rasilva


Mensagens : 103
Data de inscrição : 15/04/2011
Idade : 33
Localização : Gondomar

1.4TDi fica sem turbo Empty
MensagemAssunto: Re: 1.4TDi fica sem turbo   1.4TDi fica sem turbo Icon_minitimeSáb Jul 09, 2011 12:06 am

Até ao momento ainda n fiz nada para resolver o problema..mas desde ha uns dias que deixou de fazer os safes Neutral
Ir para o topo Ir para baixo
Dikon
Cansadinho
Cansadinho
Dikon


Mensagens : 38
Data de inscrição : 28/04/2011
Idade : 43
Localização : Santarém

1.4TDi fica sem turbo Empty
MensagemAssunto: Re: 1.4TDi fica sem turbo   1.4TDi fica sem turbo Icon_minitimeSex Jul 29, 2011 8:14 pm

Limpar a MAF com W40 é a mesma coisa de a deitar para o lixo Rolling Eyes

Retirado do clube golf
shimneon escreveu:
Ora como o prometido é devido e cada um ajuda como pode, posto este DIY esperando que venha ajudar muita gente a ter melhores resultados e a poupar alguns tostões.

Como limpar uma MAF convenientemente. Como estamos no fórum dedicado a amantes de Golf e o único DIY existente é de um A4, que embora útil poderá ser pouco explícito para o comum dos mortais. Embora seja uma ajuda para quem sabe do que se fala. Dou todo o mérito que a iniciativa merece. Considerem este DIY, não melhor, nem pior mas diferente e mais aplicado à nossa realidade.

O veículo cobaia foi o meu pois claro, VW Golf TDI 115cv de 10/2000. Quem tenha lido alguma coisa minha por este fórum, os sintomas mais pertinentes eram falta de força a partir das 3000rpm, chegava aos 180km/h lentamente e daí para a frente só com muito vento de cauda…. 200 nem vê-los!!!

Ora depois de muitos testes e buscas, comprei o material necessário e fiz download de outro (VAG-COM), perdi umas horas e queimei um pouco as pestanas para aprender a trabalhar com isto e interpretar todos os valores que me eram apresentados, sabendo também de onde vinham.

Começando do princípio, só teria a certeza de que resultava se efectua-se os testes de estrada nas mesmas condições antes e depois da limpeza. Pois assim sendo observem o seguinte:

1.4TDi fica sem turbo Graf

Como podem verificar, e para a questão aqui apresentada, o que nos interessa mesmo serão os valores de MAF. No gráfico podemos observar que os valores ideais mínimos (MAF Actual) conseguem ser mais altos do que os transmitidos pela MAF instalada (MAF Specified).
O teste consiste em levar o carro das 2500rpm na 3ª relação acima das 3000rpm com acelerador a fundo. Ao passar as 3000rpm o valor da MAF Specified deve subir acima dos 900mg/R. Numa MAF em óptimas condições este valor deve ter um pico máximo acima de 1100mg/R. Ora até aqui até acontece que antes das 3000rpm o valor pode até (como foi o meu caso) subir acima de 900mg/R, mas isso só quererá dizer que a MAF está a dar dados errados que podem ser mais altos ou mais baixos do normal. O mais importante é que a MAF mantenha os valores acima dos 900mg/R até perto das 4000rpm (se o motor acelera mais terá obrigatoriamente de entrar mais ar).

Consegue-se ver nos quadros a seguir (esqueçamos os gráficos bonitos que só dão trabalho) vários testes com os valores mais importantes que devemos observar para identificar o problema.

1.4TDi fica sem turbo 1

Primeiro um teste ao débito do turbo. Com aceleração a fundo a pressão debitada pelo turbo deve variar entre 2000 e 2200mbar (ou 2.0 e 2.2 bar) e manter o aumento de pressão até perto das 4000rpm. O meu varia entre os valores normais e as pequenas variações podem dever-se a uma fuga que tenho no intercooler (quem leu a minha avaria “Menos potencia do que esperava”) sabe do que falo. Mas enfim está visto que o principal problema não estava aqui.

1.4TDi fica sem turbo 2

Neste quadro já mais completo a finalidade é mesmo analisar como está o bater do coração do meu menino 😉 . Como é do conhecimento de quem se interessa em saber este motor tem como especificação técnica um torque de 310Nm às 2800rpm. Pode ver-se que o puto ainda tem muita genica pois atinge os 320NM logo às 2000rpm, mantendo-se acima dos 310NM durante o teste. Podemos ver que a MAF aqui indica valores acima dos 900mg/R, estaria tudo menos mal se isso não estivesse a acontecer entre as 1700 e as 2500rpm. Depois disso baixa como podemos ver no quadro seguinte.

1.4TDi fica sem turbo 3

Ora neste teste foram efectuados 5 testes consecutivos para analisar finalmente que valores a MAF dá dentro dos parâmetros de teste exigidos (às 2500rpm, acelerador a fundo até perto das 3500rpm). Como já foi explicado anteriormente, é nítido que esta MAF anda muito abaixo dos valores em que devia andar. Com estes testes seguidos consegue ver-se que às 3000rpm, esta MAF não chega sequer a indicar os valores mínimos indicados pela MAF Specified.

Conclusão: Vamos tentar limpar a MAF e ver o que conseguimos, porque esta não está mesmo nada famosa.

Bem, mas chega de prólogo e vamos ao que interessa. A dita limpeza.

1. Para quem não sabe a MAF está aqui

1.4TDi fica sem turbo 445

2. Retira-se a ficha pressionado a patilha e puxando para trás

1.4TDi fica sem turbo DSC00447

1.4TDi fica sem turbo DSC00448

3. Com um alicate aperta-se as pontas da braçadeira de metal que aperta o tubo à saída da MAF

1.4TDi fica sem turbo DSC00449

4. Retira-se o tubo da MAF

1.4TDi fica sem turbo DSC00450

Obs. Pode eventualmente retirar-se o tubo do outro lado, utilizando o mesmo método, para facilitar o trabalho.

1.4TDi fica sem turbo DSC00451

5. Com uma chave Philips, desapertam-se os 2 parafusos que fixam a MAF à caixa do filtro de ar.

1.4TDi fica sem turbo DSC00452

1.4TDi fica sem turbo DSC00453

6. Retira-se a MAF, com jeito, exercendo um pouco de força para esta desencaixar

1.4TDi fica sem turbo DSC00454

7. E aqui temos a malandra

1.4TDi fica sem turbo DSC00455

Com a respectiva sonda no seu interior.

1.4TDi fica sem turbo DSC00456

8. Já na bancada de trabalho, confortavelmente sentado, porque o seguinte tem de ser feito aqui, com boa iluminação (e sem tremer muito), pegamos numa chave Torx #20 e desapertamos os dois parafusos que fixam a sonda ao corpo da MAF.

1.4TDi fica sem turbo DSC00457

1.4TDi fica sem turbo DSC00458

1.4TDi fica sem turbo DSC00459

9. Com a ajuda de uma chave de fendas, e a partir daqui com extremo cuidado, desencaixamos a base da sonda do seu receptáculo que poderá estar colada.

1.4TDi fica sem turbo DSC00460

10. E retiramos a sonda com a mão

1.4TDi fica sem turbo DSC00461

11. E aqui está a fonte dos nossos problemas

1.4TDi fica sem turbo DSC00462

Obs. Podemos ver os filamentos negros com o carvão residual que fica no filamento incandescente.

1.4TDi fica sem turbo DSC00463

Obs. Com uma luz mais forte os filamentos são estes.

1.4TDi fica sem turbo DSC00465

12. O produto indicado para a limpeza deste sensível componente é este. LUBRI-LIMP/0 – Limpa-Contactos de resíduo zero. Compra-se em qualquer loja de electrónica e o seu preço ronda os 7.50€.

1.4TDi fica sem turbo DSC00467

13. Colocamos o pulverizador com a palhinha no aerossol

1.4TDi fica sem turbo DSC00468

14. E começamos a pulverizar toda a sonda, com especial atenção aos filamentos, claro. Não sejam sovinas a gastar produto porque tem de se pulverizar em vários sentidos com grande quantidade. Cuidado! Nunca tocar nos filamentos com nada.

1.4TDi fica sem turbo DSC00469

15. Vai ficar tudo encharcado, mas não faz mal. A zona dos filamentos tem de ficar bem molhada. Insiram também a palhinha no buraco no fundo da sonda, por baixo do compartimento dos filamentos, e descarreguem produto em abundância por aí. (Não convém olhar de perto os filamentos, pois vai sair líquido dessa zona). Depois de bem lavados, os filamentos deverão brilhar assim

1.4TDi fica sem turbo DSC00472

16. Deixem o produto actuar durante cerca de 15 minutos e repitam a operação de lavagem. Desta vez, não deixem secar. Utilizando uma pistola de ar comprimido (pode ser como a que está em baixo, por ser mais fácil ver onde se sopra, mas também pode ser uma normal)

1.4TDi fica sem turbo DSC00474

17. Colocando a agulheta no buraco por baixo dos filamentos, secamos completamente o compartimento dos filamentos desta maneira (assim não haverá risco de lhes tocar e as impurezas sairão todas do respectivo compartimento). De seguida secamos bem toda a sonda.

1.4TDi fica sem turbo DSC00475

18. Agora passamos à limpeza das redes. Com o mesmo aerossol, molhamos as redes (eu não as desmontei pois não achei necessário, um pincel macio fez um óptimo trabalho)

1.4TDi fica sem turbo DSC00476

19. Depois de limpo ficará assim

1.4TDi fica sem turbo DSC00477

20. Secamos o corpo da MAF e as respectivas redes, utilizando novamente a pistola de ar comprimido

1.4TDi fica sem turbo DSC00478

21. Finalizado o trabalho, deixamos as duas peças a secar durante cerca de 30 minutos, antes de reinstalarmos tudo pela ordem inversa à desmontagem.

1.4TDi fica sem turbo DSC00479

Como poderão ver pelo timecode nas fotos, esta operação demorou-me cerca de 35 minutos.

Quanto às redes, não as tirem. Se o fizerem tiram mais prejuízo que benefícios. Pensem nas redes como aquelas que se metem nas torneiras para a água não esguichar nem sair em turbilhões. É isso que as redes fazem ao ar que passa pela sonda; tenta regularizar o fluxo o mais possível. Desculpem a analogia mas foi a melhor forma que encontrei para explicar.

Feita a reinstalação da MAF no seu sítio, chega a hora de irmos para a estrada e efectuar os mesmos testes que fizemos antes da limpeza, para ver se este trabalho todo valeu a pena.

1.4TDi fica sem turbo 4

Podem assim verificar-se as alterações positivas que a limpeza da MAF produziu nesta e consequentemente no comportamento do motor.
Ainda que a alteração nos valores de leitura, não tenha sido muito significativa, vê-se declaradamente que já indica valores com picos superiores aos 1000mg/R perto das 2000rpm e que na passagem pelas 3000rpm os valores rondam os 900mg/R, ou mesmo quando estão mais baixos, são mais altos do que antes da limpeza.
A grande melhoria é que os valores se mantém para muito além das 3000rpm, sem baixarem como acontecia antes da limpeza.
Como já disse antes, a alteração nos valores não foi muito grande, mas foi o suficiente para se notar uma grande melhoria no comportamento do motor.
Uma aceleração muito mais forte perto das 2000rpm, mantendo-se e até aumentando um pouco gradualmente até perto das 4000rpm. Quanto à velocidade, já consegue chegar perto dos 200km/h com a mesma dificuldade que tinha em chegar aos 180km/h.

Bem e por aqui fico, esperando ter sido útil a todos os que procuram este DIY.

Abraços a todos os utilizadores.
Ir para o topo Ir para baixo
TMR
Bruto do aço
Bruto do aço
TMR


Mensagens : 1417
Data de inscrição : 17/01/2011
Idade : 36
Localização : PORTO

1.4TDi fica sem turbo Empty
MensagemAssunto: Re: 1.4TDi fica sem turbo   1.4TDi fica sem turbo Icon_minitimeSex Jul 29, 2011 11:54 pm

Como eu tinha i
dito acima e como aconteceu no meu. até agora nao tenho problemas.

Vai sofrer daqui a um mes umas modzitas e vai ficar bichinho pequeno mas porreiro
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





1.4TDi fica sem turbo Empty
MensagemAssunto: Re: 1.4TDi fica sem turbo   1.4TDi fica sem turbo Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
1.4TDi fica sem turbo
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» qual o turbo?
» identificar turbo
» Erros vag com no meu 1.4TDi
» Todos querem mas fica cara a gota
» User Seat Edition fica milionário

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Seat Edition :: Modificações/Duvidas :: Motor :: Diesel-
Ir para: