[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Um mau alinhamento da direcção faz com que as rodas não se dirijam no mesmo sentido, sendo uma das formas mais importantes do aumento dos custos operacionais.
Os problemas que advêm de um mau alinhamento da direcção são:
Desgaste prematuro dos pneumáticosUma má geometria é causa de desgaste prematuro dos pneumáticos. 1 mm de desarranjo do paralelismo de uma roda provoca 7% de perda de rendimento quilométrico do pneumático.
Aumento do consumo de carburante devido ao aumento da resistência ao avanço42% do consumo de carburante é absorvido pela resistência ao avanço do veículo (não confundir com o coeficiente de penetração ao ar – CX). O alinhamento da direcção influencia determinantemente essa resistência ao avanço.
Mau comportamento na estrada do veículoO comportamento na estrada de um veículo, a segurança e o conforto do condutor, dependem do alinhamento das rodas.
Fatiga do condutorUm mau alinhamento das rodas vai perturbar o comportamento do veículo, sendo necessário um esforço suplementar e continuado para o seu domínio.
Fatiga dos componentes mecânicosQuando as rodas não são paralelas entre si, as peças da direcção e da suspensão desgastam-se prematuramente.
É fácil constatar que um mau alinhamento provoca um desgaste prematuro dos pneumáticos. Os outros efeitos de um mau alinhamento são dificilmente perceptíveis. No entanto, um mau alinhamento aumenta a resistência ao avanço, o que é um factor importante no consumo de combustível.
Recomenda-se a verificação do alinhamento da direcção uma ou duas vezes por ano como medida de manutenção preventiva, a fim de evitar despesas suplementares de exploração do veículo. Uma medida que assume um carácter ainda mais importante nos veículos pesados: estima-se que cerca de 70% dos camiões com eixos duplos circulam desalinhados, levando ao arrastamento de dez rodas em simultâneo.
O alinhamento da direcção deve ser sempre feito quando é efectuada manutenção em algum componente que esteja ligado á direcção (por exemplo amortecedores, molas, etc etc.) pois ao trabalhar nesses componentes as afinações são alteradas.